Engenho Macujé

Por James Davidson



O Engenho Macujé localiza-se a alguns quilometros da antiga sede do município. Indo em direção sudoeste, pelo bairro da Vila Rica e passando pela Colonia dos Padres Salesianos, chega-se a esse engenho que fica situado em plena zona rural.


Fundado em 1759, a partir de um desmembramento do Engenho Carnijó, o Engenho Macujé fica às margens do Riacho Suassuna, conhecido nesse trecho como Riacho Macujé. A palavra Macujé é de origem indígena e significa "coisa agradável de comer" nome como era conhecida uma fruta hoje muito rara e também conhecida como "Mucugê". Seu primeiro proprietário foi o Sr Ignácio de Barros.


O Engenho Macujé conserva ainda sua casa-grande e algumas ruínas da primeira casa-grande e dos edifícios da fabricação do açúcar. A casa-grande lá existente é datada de 1928 e foi construída pelo então proprietário do engenho, na época o Sr Luis Gonzaga Maranhão, que também foi prefeito do município. Antes disso, existia no local uma bela casa-grande com capela anexa que foi destruída em 1928 para a construção da nova casa.


A antiga casa-grande do engenho Macujé era em dois pavimentos e sua capela era muito parecida com a atual Capela da Jaqueira, no Recife, e com a Capela do Engenho São Bráz, em Moreno. Foi construída em 1759 e, possivelmente, todas essas referidas capelas tinham o mesmo construtor. Infelizmente, o belo conjunto foi demolido criminalmente em 1928.



Além das ruínas da casa-grande e da capela, há ainda no local ruínas da antiga fábrica do engenho, um boeiro datado de 1928, resquícios de uma cocheira, purgadores, etc.



Atualmente, o engenho pertence ao Sr René Monenegro que reformou a casa do engenho que estava em péssimas condições de preservação. A casa também foi toda mobiliado com móveis antigos pelo novo proprietário e hoje conta com várias peças de diversas idades. Entre estas destaca-se um órgão, móveis antigos, entre outras coisas.



O novo proprietário fez uma nova capela no local e pretende utilizar o local como área de recreação, com campo esportivo e um açude para lazer.



Comentários

Mah disse…
James, essas fotos foi vc quem fez?
Abraços
Mah disse…
James, olá. Essas fotos foi você quem fez?
Abraços,
Marzo Deutsch disse…
Muito boas as informações...

Postagens mais visitadas deste blog

A Antiga Prefeitura de Jaboatão

O Túnel do Engenho Suassuna

Meu apoio ao Ocupe Estelita!