O abandono em Jaboatão dos Guararapes

Por James Davidson


A cidade de Jaboatão está abandonada! Desde o Curado até a Barra de Jangadas reina o DESCASO e a HUMILHAÇÃO! Prédios abandonados, ruas esburacadas, escolas e creches funcionando precariamente, postos de saúde sem médicos e com péssimo atendimento, desorganização nas feiras e no trânsito. E há ainda quem parece estar satisfeito com esta situação! Jaboatão precisa mudar!
O que aconteceu com as pessoas que sofreram com as cheias de 2005? Jaboatão teve mais de 500 famílias desabrigadas, que tiveram suas casas destruídas pelas águas do Rio Jaboatão, mas que sequer receberam ajuda da municipalidade. Uma cidade pequena como Moreno fez um novo conjunto habitacional e por que Jaboatão, 2° maior cidade do estado, não fez nada por seus desalojados?
Sem falar nos diversos prédios abandonados pela cidade. O prédio da Câmara em Prazeres, o Cine-teatro Samuel Campelo, a Escola Profissional de Jaboatão, a Estação Ferroviária, só para começar. E tem ainda a destruição da famosa Maternidade Rita Barradas no Centro de Jaboatão!


A Escola Profissionalizante da antiga RFFSA é um dos exemplos. Criada para dar ensino profissional para os filhos dos trabalhadores da Rede Ferroviária, serviu por muitos anos a comunidade jaboatonense. Chegou a funcionar como SENAI, oferecendo cursos técnicos antes de fechar. Prometeram nas últimas eleições transformá-la em uma universidade pública para Jaboatão. Chegaram até a limpá-la durante as eleições de 2006. Mas, até hoje, é tomada pelos matos!



E a Maternidade Rita Barradas? Fechada durante a 1° gestão do prefeito Nilton Carneiro, foi completamente demolida na 2°, no ano de 2006. Resta somente a placa com seu nome. A Maternidade que há quase 50 anos vinha prestando serviços à sociedade jaboatonense foi fechada e hoje os jaboatonenses não tem sequer o direito de nascer em Jaboatão!


Muitos são os outros exemplos de descaso e abandono na cidade. Ruas esburacadas, escolas em estado precário, postos de saúde sem médicos e com atendimento péssimo. Quem não lembra do caso do prédio da câmara dos vereadores em Prazeres? E da creche abandonada no Curado? As oficinas ferroviárias em Jaboatão Centro? Até quando vamos viver assim? Quando vamos ver Jaboatão com uma qualidade de vida digna de uma cidade com a 2° maior arrecadação?




Comentários

Amaro Junior disse…
Adorei muito aquele texto que você fez em relação as Eleições de Jaboatão... E agora estão fazendo aquele joguinho de Mocinho e Bandido. Devemos consientizar a população que agora todos vão ser bonzinhos e daqui a 2 ou 4 anos vão se lançar na politica e vão usar como escudo essas palavras de hoje. Parabens mesmo parceiro... Qualquer coisa amigo, me liga: 8751.3804. Espero que você lembre de mim... Abraços e vamos ajudar a população a não mais eleger essas pessoas que colocaram Jaboatão em uma situação lamentosa...


Sucessos amigo...
Pelo Sport Tudooooo...

Postagens mais visitadas deste blog

A Antiga Prefeitura de Jaboatão

O Túnel do Engenho Suassuna

Meu apoio ao Ocupe Estelita!