Capela do Loreto

Por James Davidson



As praias de Jaboatão também são locais com muita história pra contar. Piedade, Candeias e Barra de Jangadas são locais que, assim como Muribeca e Jaboatão Centro, tiveram grande importância na história de Pernambuco. E isto vai desde a participação em movimentos revolucionários até naufrágios de navios. Mas o que mais chama a atenção são as igrejas existentes à beira-mar.


As igrejas de Piedade, do Loreto, das Candeias e de Santo Antônio da Barra correspondiam cada uma às praias de Piedade, Venda Grande, Candeias e Barra de Jangadas. Destas 4 igrejas hoje só restam 2: a Igreja do Loreto e a Igreja de Piedade.


A Igreja do Loreto fica situada na Praia de Piedade, no trecho que antes era conhecido como Venda Grande. Foi construída depois da invasão holandesa, no ano de 1660, como consta em sua fachada.


A Igreja ou Capela do Loreto foi construída em estilo maneirista e destaca-se por ser a única no estado que possui galeria lateral alpendrada. Por sua beleza e por suas características peculiares, ela foi tombada a nível estadual pela FUNDARPE assim como o terreno ao redor em que está situada.



Uma curiosidade que poucos sabem: Atrás da Igreja do Loreto existia um cemitério onde eram enterradas todas as pessoas que residiam desde o Pina até a Barra das Jangadas. Porém, na década de 80, quando foi prefeito o Sr. Fagundes de Menezes, o cemitério foi desativado e ocupado pela escola hoje existente no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Antiga Prefeitura de Jaboatão

Um passeio pelo Rio Jaboatão

Meu apoio ao Ocupe Estelita!