terça-feira, 1 de novembro de 2016

O primeiro engenho do Jaboatão

Por James Davidson

Sempre que lemos a história de Jaboatão, especialmente tratando-se dos primeiros engenhos e da fundação de Muribeca, ouve-se falar no Engenho Santo André. Diz a tradição histórica que o Engenho Santo André da Muribeca, levantado por Arnau de holanda, foi o primeiro a ser construído em terras jaboatonenses. Assim diz Pereira da Costa:

"Fevereiro 14 (1568) - Carta de sesmaria passada em Olinda pelo segundo donatário Duarte Coelho de Albuquerque, concedendo a Arnau de Holanda uma data de terra constante de uma légua em quadro, situada em Muribeca, nos limites sul de Jaboatão, mediante o ônus de três porcento sobre o açúcar que fabricasse no engenho a que ficava obrigado a levantar dentro do prazo de três anos da concessão da sesmaria, e de conveniente demarcar suas terras. O concessionário, efetivamente, cumpriu aquela clausula, levantando o Engenho Santo André, assim chamado pela invocação de sua respectiva capela."

Porém, quem andar pelas terras de Muribeca hoje em dia e procurar esse tal engenho Santo André vai ficar pasmado - quase ninguém conhece a existência de um engenho com tal denominação pelas proximidades. Os moradores locais com certeza irão falar dos engenhos Megaype de Cima e de Baixo, Capelinha, Penanduba e outros, mas "Engenho Santo André" quase ninguém conhece.

Por muito tempo pensei que seria impossível encontrar qualquer remanescente da primeira fábrica de engenho jaboatonense. Foi aí que encontrei na internet um artigo do professor José Antônio Gonsalves de Mello intitulado "O Engenho Guararapes e a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres". Nele o autor informa que em meados da década de 1950 chegou a encontrar as ruínas do Engenho Santo André, situadas às margens do Riacho Suassuna, defronte as pedreiras do Engenho Guarany. Cheguei a percorrer varias vezes as margens do referido riacho, desde a usina Jaboatão até o chamado Lote 23, sem sucesso na busca de tais ruínas citadas pelo famoso historiador.


A surpresa foi quando o pesquisador Heraldo Gonsalves, um dos colaboradores deste blog, informou-nos que conhecia as referidas ruínas e sua localização, sem contudo saber sobre o que se tratava. Foi quando então decidimos ir ao local, no ano de 2013, acompanhados do amigo Alexandre Roseno e do professor Carlos Rios. Com ajuda de moradores locais, encontramos as ruínas, justamente às margens do Riacho Suassuna, em área próxima a Lagoa Azul. Tratava-se sem dúvida das ruínas de um engenho, pois encontramos inclusive o espaço onde ficava a roda d'água que movia a fábrica, bem como alicerces, bases e muitas outros resquícios de edificações. 


O local, cercado pelo mato, parecia ter sido abandonado há muito tempo, pois tivemos dificuldades em transitar por ali. A confirmação de que se tratava do Engenho Santo André, além da referência do Riacho Suassuna, veio justamente 1 ano depois quando, consultando as antigas plantas do Arquivo Público Estadual, encontrei um antigo mapa da Freguesia da Muribeca que indicava a localização do Santo André exatamente no local que averiguamos. O mistério de sua localização havia terminado.


Infelizmente, devido a problemas técnicos com a máquina fotográfica, não foi possível evidenciar melhores imagens. Contudo, ter confirmado a existência de ruínas de um Engenho até então só conhecido através de livros foi pra mim muito gratificante. 

3 comentários:

Unknown disse...

ENGENHO SANTO ANDRÉ em Jaboatão Lote 21, cortado pelo Córrego Suassuna, próximo ao Engenho Guarany de Propriedade dos Carneirinho, como eram chamados. Acho que existe uma confusão com o nome desse Engenho, pois li em comentários acima que ele ficava próximo à Localidade denominada Muribeca, esse que me refiro, fica bem próximo de Socorro (Quartel do 14 RI). Esse pertenceu a Família dos meus Bisavós, Minha Bisavó era conhecida Com o Nome de Mãenana e teve sete Filhos, Hortencio, Ernesto, Raul, Alice, Tereza, Anita e José Bartolomeu de Albuquerque que era meu Avô. A produção de Cana era toda vendida para uma Usina perto de Centro de Jaboatão. Tinha mais culturas, como Café, Jaca. Jambo, Cacau, e outras diversas. Tinha Casa de Farinha que era produzida em larga escala. Passei quando era pequeno alguns meses no Engenho e tomava banho nesse Riacho Suassuna que era bem próximo da Casa Grande. Naquela época para ir lá, saltava do trem na Estação de Socorro, passava na Lateral esquerda do 14 RI, cruzava uma ponte sobre o Rio Jaboatão, e embrenhava-se pelos Canaviais até chegar uma Estada a nossa direita que ia dar no Engenho Santo André. Essa propriedade, depois com o passar dos tempos veio a Explorar o Ramo de Pedra (PEDREIRAS) para calçamentos, britas, cascalho e todo tipo de derivados de Pedra. Essa firmas que exploravam esse Ramo e Terceirizadas, não pertenciam aos proprietários do Engenho Santo André; Tinha sua Casa Grande edificada bem próxima de Uma encosta e do outro lado em uma rampa ficava a Casa de Farinha. A Casa Grade Era toda cercada de Terraços com uma escadaria de uns oito degraus para atingir o piso da mesma. Tinha uma Pedreira que o nome Social era Pedreira Guarany. Boa parte desse calçamentos da Cidade do Jaboatão e do Recife, na época, foram produzidos e retirados da propriedade do Engenho Santo André. De lá ficava bem perto do Seminário dos Jesuítas. E á propriedade denominada MURIBECA fica bem distante de tudo isso a que me refiro, por isso acho que tem dois Engenhos Santo André, talvez um verdadeiro que é o Autorizado por Duarte Coelho Pereira e bem antigo sendo talvez o Primeiro Engenho de Jaboatão e o outro muito mais novo e com o nome adotado de Engenho Santo André, no Lote 21, perto do Engenhos dos Carneirinho, de Socorro e de Jaboatão Antigo. que eu acho que também estar em ruinas e suas terras totalmente INVADIDAS. FERNANDO JOSÉ DE ALBUQUERQUE COSTA.

Anônimo disse...

Engenho Santo André Lote de Terreno 21. Próximo ao Engenho Guarany dos Carneirinho que eram dois Irmãos. O Rio Suassuna passava bem próximo a Casa Grande do Engenho Guarany que pertencia a minha Bisavó Maenana e que teve seis filhos, Ortêncio, Raul, Ernesto, Anita, Tereza, Alice e meu Avó José Bartolomeu de Albuquerque. Esse aí não tinha nada com o Engenho de Muribeca, ficava bem próximo do Quartel 14 RI e Estação de Trem de Socorro, O último dos tios de minha Mãe que morou e morava lá era Tio Raul e com Mulher e uma prole muito grande. A Pedreira Guarany era arrendatária e terceirizada do Engenho Santo André. Na Prefeitura de Jaboatão ou na JUCEPE deve ter algum registro para sua maior localização. O local tá mais atualmente para Dois Carneiros que para Muribeca, não acha. Cordialmente.

JAMES DAVIDSON disse...

Valiosas informações que você nos traz. Agora tenho certeza que as ruínas por encontradas são do Engenho Santo André. De fato ficam localiradas neste caminho que você se referiu junto ao riacho Suassuna. Ainda existe as bases da casa grande.