Represa de Duas Unas

Por James Davidson


A Represa de Duas Unas está localizada na porção noroeste do município do Jaboatão dos Guararapes. É o maior reservatório de água doce situado no município e o 4° maior da Região Metropolitana do Recife, atrás somente das represas de Tapacurá, Pirapama e Botafogo.



Administrado pela Compesa, a Represa de Duas Unas foi construída no ano de 1974, estando situada junto a BR 232. Seu reservatório possui capacidade de armazenar 23.548.000 m³ de água. O curso inundado do Rio Duas Unas formou um imenso lago com um espelho d'água que se estende na direção dos municípios vizinhos de Moreno e São Lourenço da Mata. 



Com a construção de Duas Unas, a antiga sede do Engenho Camassary foi inundada. Também foram inundadas as confluências dos rios Pixaó e Riacho dos Macacos, que desaguam no Duas Unas. Com isso, o lago de Duas Unas adquiriu um formato peculiar em "Y", possuindo dessa maneira três margens distintas.




Na margem leste estão as terras dos engenhos Goiabeira, Camassary e Cananduba. Ali estão vários sítios e granjas de moradores, além da Associação e resquícios de Mata Atlântica. Destaque para algumas ilhas que se conectam com as margens na época da estiagem.


Na margem sul está localizado atualmente o Conjunto Alphaville. Outrora, as terras dessa margem também pertenciam ao Engenho Camassary e ainda permanecem alguns sítios e fazendas particulares. Já a margem oeste banha terras do antigo Engenho do Mato, pertencente ao município de São Lourenço da Mata, e é dominada pelos canaviais e por algumas pequenas propriedades.


A Represa de Duas Unas encontra-se a 3 quilômetros da Cidade do Jaboatão. Apesar disso, a água é em sua maioria quase toda canalizada para o abastecimento do Recife, deixando a cidade do Jaboatão na dependência da Represa de Tapacurá. Assim, enquanto alguns bairros de Jaboatão sofrem com a falta de água, ela se encontra bem ali perto, a poucos quilômetros de distância, esperando apenas a vontade política para ser canalizada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Antiga Prefeitura de Jaboatão

Meu apoio ao Ocupe Estelita!

O Túnel do Engenho Suassuna