quarta-feira, 18 de agosto de 2021

A Decadência da Usina



A decadência da Usina. O passado de Jaboatão foi marcado pelo predomínio da cana de açúcar. Dos 90 engenhos que chegaram a existir, até o final do século XIX, no século XX ficariam reduzidos a 3 usinas: Jaboatão, Muribeca e Bulhoes. A Usina Muribeca faliu em 1965; a Usina Jaboatão em 1996; a Usina Bulhoes em 2009. Um passado de exploração econômica e social, a grande pergunta que fica é: qual será o futuro? As terras remanescentes são loteadas quase sempre sem nenhum planejamento. Sítios históricos são destruídos e abandonados como se não valessem nada e nenhuma compensação fica para aqueles que moram ou trabalharam nessas unidades. Tememos agora pelo destino da casa-grande da Usina Bulhoes e da Capela de São João Batista, ligadas à História da fundação de Jaboatão que, segundo dizem, serão demolidas para a construção de um empreendimento imobiliário.

Um comentário:

Cleydyr 'Zambo' Bezerra de Albuquerque disse...

Lembro bem do apito da moagem da Usina Bulhões porque eu morava a 1 ou 2 km dela, na Rua Boa Esperança. Todo dia cedinho era UUUUUUOOOO MUUUUUUUUUU.

Suassuna (Poema)

 Por James Davidson Suassuna, Rio de águas cristalinas Corre pro Jaboatão, desce da Macambira Seu nome de memórias ancestrais Presença judai...