sábado, 8 de janeiro de 2022

Uma Visita à Pinheira na extinta Usina Bulhões

 Por James Davidson 






Estivemos no início de 2022 percorrendo a região conhecida como Pinheira, que fica próximo ao Engenho Corveta. Essa região é predominantemente rural na atualidade, mas a expectativa é que seja loteada nos próximos anos, em virtude da expansão imobiliária nessa direção. Desde o fechamento da Usina Bulhões, no ano de 2009, que toda região entre as cidades do Moreno e do Jaboatão vem sendo alvo da especulação imobiliária. Alguns condomínios já foram instalados na área, como os residenciais Alphaville e Três Lagoas, e outras mais já foram anunciados para a região. 

A previsão é que nos próximos 20 anos toda região entre as cidades do Moreno e do Jaboatão já esteja ocupada por condomínios residenciais. Portanto, a expectativa é que a malha urbana entre Recife e Moreno se torne uma só, ficando assim três cidades conurbadas, à semelhança de outras já existentes na Região Metropolitana do Recife. Isso todavia levanta algumas questões importantes: o aumento da população e pela demanda por água encanada e saneamento básico; o aumento do fluxo de veículos por vias já sobrecarregadas; a pressão sobre áreas de interesse ambiental como a Mata do Padre em Moreno, as várzeas dos rios Jaboatão e Duas Unas, etc.   Todas essas questões devem ser pensadas e discutidas pois as cidades de Jaboatão e do Moreno já sofrem com a falta de água, com engarrafamentos e com muita degradação ambiental. Seria urgente portanto que a ocupação dessa área acontecesse prevendo melhorias e soluções que atacasse esses problemas antes deles acontecerem.


Suassuna (Poema)

 Por James Davidson Suassuna, Rio de águas cristalinas Corre pro Jaboatão, desce da Macambira Seu nome de memórias ancestrais Presença judai...