sexta-feira, 22 de julho de 2022

Cachoeira do Manassu - Cascata

 Por James Davidson


Em virtude das terríveis enchentes que atingiram o estado nos últimos meses, conseguimos fazer o registro de uma preciosidade escondida dentro de Jaboatão. A cachoeira do Riacho Manassu, localizada no Bairro da Cascata, voltou a ser visível e audível, situação que não acontecia há vários anos. As invasões das margens fluviais, a falta de tratamento do esgoto sanitário, as ocupações irregulares impedem muita vezes que o fenômeno se torne perceptível ao transeunte nas demais épocas do  ano. No passado, todavia, não era assim, sendo a cachoeira não apenas visível mais também audível centenas de metros de distância, fato notório aos moradores mais antigos da localidade da Cascata e cercanias, mas desconhecido das gerações mais novas. Inclusive a própria denominação Cascata vem dessa cachoeira que, todavia, se tornou uma desconhecida da população ao redor.






Apesar do clima de catástrofe que assolou Jaboatão nos últimos meses, não poderíamos de deixar de aproveitar a ocasião para fazer o registro de uma beleza natural que, graças à ação humana, tornou-se na maior parte do tempo um depósito de lixo e de resíduos.




Um comentário:

Cleydyr 'Zambo' Bezerra de Albuquerque disse...

Eita, bairro da Cascata velho de guerra... Morei aí entre 2007 e 2010 na Cascata de Cima e na Manoel Borba. Uma pena a desordem que é a nossa cidade com tanto potencial. Imagina ter um local de lazer a natureza preservado que nem esse no Centro de Jaboatão? Ir lá fazer seu pique-nique, de repente até um churrasquinho e depois deixar tudo limpo. Mas não. É o caos. O caos. Uma pena.