quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Uma visita ao engenho Duas Unas

Por James Davidson



A casa-grande do Engenho Duas Unas localiza-se no Centro de Jaboatão, na Estrada da Luz, bairro de mesmo nome e às margens do Rio Duas Unas. Muito conhecida como "casarão" pelo povo, sua arquitetura não deixa mentir sua idade: mais de 100 anos! Constitui-se em uma verdadeira relíquia dos tempos de outrora!


Não se sabe a data de fundação do Engenho Duas Unas, porém, em 1857 ele já existia com sua casa-grande, como consta numa escritura de venda do cartório da cidade. Portanto, a atual casa-grande deve ter pelo menos mais de 150 anos! Nessa época, o engenho era conhecido como sítio Duas Unas e eram cultivados várias culturas como coqueirais, bananas e abacaxis, além da cana-de-açúcar. Porém, em outras referências, aparece como propriedade, engenho e chegou até a funcionar como usina, quando então era conhecida como engenhoca. Ainda hoje existe um galpão da antiga usina no local.


Hoje, o engenho não mais funciona, suas terras estão sendo loteadas pelos proprietários e a casa-grande serve de residência para os mesmos. Ao lado dela, existia um belo eucalipto centenário que desabou em conseqüência de sua idade faz uns quatro anos. Essa casa é muito conhecida pelos moradores da região e do bairro de Santo Aleixo que a chamam de "casa mal-assombrada"!


A casa-grande do Engenho Duas Unas foi construída em estilo eclético e possui grande volumetria, destacando-se na paisagem pelo seu isolamento, por sua antiguidade e pelo seu tamanho. Possuindo dois pavimentos, tem teto em duas águas e fachadas compostas por portas e janelas emolduradas, constitui um belo marco histórico da região e adjacências que merece ser conservado para a posteridade jaboatonense.

4 comentários:

Gláucia Cândida disse...

Adorei sua iniciativa, ela é muito importante para os moradores de Jaboatão, pois quando conhecemos nosso lugar, amamos e cuidamos melhor dele.Como fazer para adquirir seu livro "Memórias destruidas"?

jhonny disse...

massa adorei o city completo o autor ta de parabéns,curiosidade e ver essa casa por dentro.

Anônimo disse...

quem é adona é a minha tia desse casarão

Anônimo disse...

GOSTARIA MUITO QUE O GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL TOMBACEM ESSA RELÍQUIA COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO POIS JABOATAO VELHO NÃO TÊM NADA PARÁ SERVISITADO

Suassuna (Poema)

 Por James Davidson Suassuna, Rio de águas cristalinas Corre pro Jaboatão, desce da Macambira Seu nome de memórias ancestrais Presença judai...