sábado, 4 de abril de 2009

Engenho Macujé - Um patrimonio histórico que está à venda

Por James Davidson




Situado em terras jaboatonenses, próximo a Colônia dos Padres Salesianos, o Sítio onde está contido o Engenho Macujé está à venda, de acordo com o seu proprietário, o Sr Renê Montenegro.


Possuindo 15 hectares de área de sítio e estando a 6 km do Centro da cidade de Jaboatão, a propriedade é um interessante Engenho de cana-de-açúcar com uma história que ultrapassa vários séculos. Fundado em meados do século XVIII, por Ignácio da Cunha, o Engenho possuia um interessante conjunto de casa-grande e capela conjugados que, infelizmente, foram demolidos em 1918.



No lugar do antigo conjunto, foi construída uma nova casa-grande em estilo eclético, com um único pavimento e ornada com belos detalhes em suas fachadas. Essa casa-grande ficou um tempo abandonada e foi recuperada há pouco tempo pelo Sr Renê Montenegro que, além de restaurar o edifício, construiu uma nova capela no local, mobiliou a antiga casa com um rico e belo acervo de móveis e outras peças históricas e criou um açude na localidade.



Toda essa história e essa riqueza agora está à venda pelo Sr Renê Montenegro. A propriedade de 15 hectares fica a apenas 6 km do Centro de Jaboatão, tendo fácil acesso pelo caminho que leva a Colônia dos Padres. Além da já citada casa-grande mobiliada com antiquários, a propriedade inclui uma capela, casa do caseiro e um campo de futebol. Para o lazer a propriedade conta também com um açude criado com autorização da CPRH, um pequeno balneário com uma fonte, nascentes de riachos, uma pequena ilhota e uma imensa área de bosque com diversas fruteiras como bananeiras, mangueiras, jaqueiras, cajazeiras, entre outras. Há ainda um bueiro do antigo engenho datado de 1918 e as ruínas do antigo conjunto da capela e casa-grande. Tudo isso pronto para a visitação com preço a combinar com o proprietário pelo fone: (81) 94183586




É a mais nova promessa na rota do turismo rural!

9 comentários:

orengo disse...

Prezado James, exelente fotos do engenho macujé. Parabéns devia também escrever sobre RECIFE que também possui casas antigaqs fantásticas. VC já ouviu falar do casarão do Barbalho ?

manuela disse...

cara, esse site ta muito legal!
estou fazendo um trabalho sobre patrimonio em jaboatao e acabei descobrindo esse blog enquanto pesquisava, esta ajudando... seu livro ja foi lançado? tambem ajudaria bastante.

R.R.Dias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JAMES DAVIDSON disse...

Caro Orengo
Gosto muito do Recife e conheço o Casarão do barbalho (antigo sítio hoje tombado pela Fundarpe). Mas o Recife já é muito conhecido e valorizado, tem muito o que se descobrir ainda, mas Jaboatão é uma mata virgem que precisa ser bem mais valorizada e conhecidap por todos! Um abraço!

orengo disse...

JAMES, Tens razão RECIFE já tem muita divulgação e investimentos.Mora aqui em PIEDADE e temos que resgatar nosso município do esquecimento !!!!!!

É verdade que tanto abandono ocorreu pelos péssimos políticos que esta cidade já teve.

Continue com esta REVISTA DE CULTURA E APRENDIZADO que é seu blog.

JORGE ORENGO

Anônimo disse...

Passar por aqui sem deixar comentário não dá.

Uma lugar que todos ficam boquiaberttos com tanta beleza em cada espaço, com muita história para contar. Histórias até que para alguns não foram boas como referência, por exemplo para os escravos, tempo de violência de seus donos. uma casa com tradiçoes que viveram de tantas pessoas a quem hoje julgamos ter sido importantes para a história.
Nos mostrando que tudo o que ali há, é de motivo de inspiração para sempre estar querendo aprender mais.
Espero que todos assim como eu, tenham o prazer de conhecer um dos lugares mais previlegiados de beleza. Uma beleza rural que não tem preço, imagens que ficarão guardadas na lembrança por toda a vida com certeza.
Vale a pena revêr, limpar nossos olhos com a pureza de um tempo, muito, mas muito antigo.
É algo recomendável.

Henrique Ribas disse...

Isso é JABOTÃO, uma lugar onde cultura e história andam lado a lado!!!

Henrique Ribas disse...

Parabéns pelo BLOG.

Lua de Vênus disse...

O engenho Macujé é uma referência na origem da família Carneiro Leão. Foi o filho de Manoel Carneiro Leão que em 1749 construiu a capela e a casa grande...