sábado, 20 de novembro de 2010

Bandeira do Jaboatão dos Guararapes

Por James Davidson



A bandeira de Jaboatão dos Guararapes, assim como o hino municipal, é um dos símbolos mais importantes de um município. Assim, é importante conhecermos um pouco de sua história e significação.

A bandeira do município foi criada pela lei municipal n° 87 de 6 de 11 de 1952 na época do prefeito Humberto Barradas. Foi feita com base nos estudos de Mário Melo, membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, sob solicitação do prefeito Francisco Brandão Cavalcanti,em 1926.

A bandeira tem o seguinte significado:

A - No ângulo superior esquerdo o escudo d'armas do município
B - Na parte inferior esquerda, uma faixa verde com forma de um triângulo retângulo cujo ângulo reto é o mesmo da bandeira de hipotenusa ondulada e com o ângulo agudo superior, tendo o vértice truncado, representando os canaviais e a exuberância da natureza.
C - Na parte superior direita, uma faixa azul com a forma de triângulo, cujo ângulo reto é o próprio da bandeira, de hipotenusa ondulada e com o ângulo agudo superior, tendo o vértice truncado, representando os céus do município.
D - Entre os dois triângulos, em sentido diagonal, uma faixa branca com a legenda JABOATÃO DOS GURARAPES,  simbolizando a paz da família jaboatonense.



Já o escudo é um desenho de autoria do professor Baltasar da Câmara, da antiga Escola de Belas Artes de Pernambuco e é assim descrito:

A - Em campo de prata, uma árvore verde à margem de um rio.
B - Como timbre, uma coroa mural; como suportes, dois leões de ouro que se apóiam na divisa: PELA INTEGRIDADE DA PÁTRIA.

Nenhum comentário: