A Igreja dos Prazeres nos Montes Guararapes

Por James Davidson


A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres nos Montes Guararapes é um dos mais importantes patrimônios do município de Jaboatão dos Guararapes. Situada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no topo do Morro da Ferradura, pode ser vista de praticamente todo o distrito de Prazeres, sendo por isso, nos tempos coloniais, ponto de referência para os navegantes.


A Igreja foi construída após a expulsão dos holandeses do Nordeste do Brasil, em comemoração ás duas vitórias alcançadas nas Batalhas dos Guararapes ocorridas em 19 de abril de 1648 e em 19 de fevereiro de 1649. Foi o Mestre de Campo General Francisco Barreto de Menezes quem mandou erguer a igreja em cumprimento a uma promessa em caso de vitória contra os flamengos no ano de 1656.


A igreja construída no início era bem menor e mais simples que a atual. Na verdade era apenas uma capela tendo "36 palmos de cumprido e 24 de largura" como atestam os documentos. A igreja foi ao longo dos anos sofrendo várias reformas e ampliações até atingir as características atuais. A primeira ampliação ocorreu já em 1676 quando foi acrescida de uma nave maior, tendo a antiga capela se convertido na capela-mor da nova. No século XVIII, sofreu nova ampliação desta vez adquirindo o frontispício barroco, com as duas torres e obtendo sua imponência atual.



A Igreja dos Prazeres é tombada, devido ao seu valor histórico e artístico, a nível federal pelo IPHAN sendo considerada Monumento Nacional pelo decreto n° 22.175 de 03/08/1948. Também está inserida no perímetro do Parque Histórico Nacional dos Guararapes criado em 19/04/1971. É um edifício de grande significado para a história de Jaboatão e que por isso deve ser melhor conhecido e apropriado pela comunidade jaboatonense. Existem referências e autores que sempre fazem questão de ignorar o fato de que a Igreja dos Prazeres e os Montes Guararapes encontram-se em Jaboatão, fazendo crer aos leitores que o local pertence ao Recife. Por isso é preciso que a comunidade conheça melhor sua história e não permita que aquilo que é nosso seja "roubado". 


Comentários

Roseane Fernanda disse…
gostaria do telefone da igreja. Onde posso conseguir?
Alguem pode me ajudar!!!
julia rafaela disse…
parabens amei jaboatao ta presisando disso a igreja e linda eu ja tive a oportunidade de visita e ela tava sendo esquecida bem voces arrasaram com essa atitudeparabens!!!!!!!!!!!!!
Antonio Correia disse…
foi bom pq atraves desse resumo de texto eu consegui terminar minha pesquisa tão demorada

Postagens mais visitadas deste blog

A Antiga Prefeitura de Jaboatão

Um passeio pelo Rio Jaboatão

Meu apoio ao Ocupe Estelita!