sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jaboatão dos Guararapes tomba predios históricos

Por James Davidson



Foi publicado no dia 24 de dezembro de 2010 o mais novo tombamento de prédios históricos no município.
A decisão ocorreu após a aprovação por unanimidade da proposta enviada pela Coordenadora de Patrimônio, Idalice Laurentino, ao Conselho de Cultura municipal, no dia 06/10/2010. Os bens que foram tombados, com base na lei municipal 399/2010, foram os seguintes:

- Casa de Amélia Brandão
- Engenho Suassuna (Usina Jaboatão)
- Povoado de Muribeca dos Guararapes
- Sítio Histórico Jaboatão Antigo



O texto do decreto contido no diário oficial do dia 24/12/2010 pode ser encontrado no seguinte endereço:


A medida há muito se fazia necessária pois esse bens corriam sérios riscos. A Casa de Amélia Brandão, a Tia Amélia, por exemplo, vinha sendo demolida aos poucos por seu proprietário e encontra-se em estado de ruínas sendo necessário que se faça um projeto de recuperação e utilização para que possa ser preservada. O Casarão do Engenho Suassuna também se encontra bastante deteriorado, apesar de suas paredes tricentenárias ainda estarem bem firmes, e por sua antiguidade, importância histórica e singularidade acabou sendo um dos bens escolhidos. Um projeto dever ser realizado para que os edifício possa ser restaurados e ganhem alguma utilidade social.



Dois foram os conjuntos urbanos que passaram a ser bens tombados pelo município - O Povoado de Muribeca dos Guararapes e o Sítio Histórico de Jaboatão Centro. O primeiro está sendo tombado pela FUNDARPE num processo que já se arrasta por décadas e que ainda não foi concluído. Ambos os conjuntos já eram protegidos como áreas históricas pela Legislação Urbanística Municipal, mas era preciso um tombamento mas direto e objetivo para que pudessem ser protegidos. Cabe agora à administração municipal realizar um trabalho educativo junto às comnidades envolvidas para que o tombamento não fique só no papel, ajudando a conscientizar a população sobre a importância do patrimônio ao mesmo tempo em que deve haver uma fiscalização permanente sobre os mesmos.

Nenhum comentário: