domingo, 20 de fevereiro de 2022

Uma Visita ao Alto da Embratel

Por James Davidson
 

No início do mês de Janeiro estive novamente nesse local, conhecido como Alto da Embratel, que fica entre os bairros de Santo Aleixo e Duas Unas, em Jaboatão Centro. O local é um dos pontos mais altos da região e possui uma vista privilegiada do entorno.


No passado essa região pertencia ao Engenho Duas Unas. Portanto o Morro servia como área de cultivo para o Engenho, estando coberta por canaviais e alguns resquícios de Mata Atlântica. Até o início dos anos 1990 ainda era possível encontrar esse cenário, com a queimada dos canaviais provacando a queda de fuligem nos bairros vizinhos. Todavia, com a falência da atividade, toda a área passou a ser loteada no final dos anos 1990. Surgia assim o bairro Duas Unas considerado como parte integrante de Santo Aleixo.


No ponto mais alto da área está a Torre de transmissão da Embratel, instalada na década de 1970. Dali é possível avistar com certo esforço a Cidade do Recife e o Oceano Atlântico. De acordo com o altímetro que utilizamos, a altitude varia no ponto mais alto entre 160 e 170 metros.

A vista da região é privilegiada, sendo possível constatar quase todo o Centro de Jaboatão, partes do Recife e de Moreno. No leste se avista de perto o bairro de Santo Aleixo, da Reserva de Mussaíba, e partes do bairro de Socorro. Ao norte a vista contempla o bairro de Manassu, a BR 232, a Represa de Duas Unas e seu entorno.


Na direção sul a vista contempla o Centro de Jaboatão com destaque para o Conjunto Residencial Suassuna, a Matriz de Santo Amaro, Cemitério da Saudade, bairros de Vista Alegre, Vila Rica e Lote 92, bem como parte da Colônia dos Padres Salesianos. Na direção oeste é possível localizar a Serra da Macambira, ponto mais alto do Jaboatão, bem como toda a área da extinta Usina Bulhões, Coveta e Engenho Caxito. Destaque para alguns pontos do município do Moreno, tais como a Serra da Mata da Onça, Serra do Engenho Pereiras, Morro Buscaú e a Pedra Pelada. Todavia tem que ter uma boa acuidade visual ou um binóculo para distinguir esses últimos lugares.








Um comentário:

Cleydyr 'Zambo' Bezerra de Albuquerque disse...

Parabéns pela postagem. Essa torre e esse alto faz parte do meu imaginário desde as minhas primeiras lembranças da vida (morava em Malvinas) até mais recentemente. Hoje, morando fora do país, trouxe uma foto dessa torre comigo e emoldurei.